Manutenção

A Manutenção pode ser conceituada como sendo um conjunto de ações necessárias para manter ou restaurar uma peça, equipamento, Instrumento de medida, máquina ou sistema. De forma a estabelecer uma condição operável objetivando a máxima vida útil.

Em busca de competitividade e excelência operacional, a Manutenção assume cada vez mais uma função estratégica nas organizações. Como ela é a responsável direta pela disponibilidade dos ativos, acaba tendo uma importância capital nos resultados da empresa sendo eles tanto melhores quanto mais eficaz para a gestão da Manutenção industrial.

A CALIBRAPAR apresenta algumas formas de como são estruturados seus serviços de Manutenção.

  • Manutenção Corretiva (não planejada) –  É a correção realizada em um componente ou equipamento que apresenta desempenho menor do que o esperado ou da falha de maneira aleatória.

 

  • Manutenção Corretiva (planejada) – É a correção do desempenho menor que o esperado ou da falha, que é realizado por decisão gerencial.

 

  • Manutenção Preventiva– É a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado com periodicidade definida.

 

  • Manutenção preditiva – É a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.

 

Conforme exposto acima, além de prolongar a vida útil da instrumento, a manutenção é um processo essencial, para a perfeita operação de seus instrumentos.

Disponibilizamos diversas opções para atendimento, desde a Proposta de manutenção, até o contrato de manutenção, definindo o período e frequência de verificação do instrumento.